O Instituto Memória e Direitos Humanos da UFSC tem como objetivos promover debates e divulgar informações sobre Direitos Humanos através:

• Da organização de eventos, seminários, simpósios, exposições, realizações de vídeos e áudios cuja a temática é associada a defesa dos Direitos Humanos.
    • O IMDH organizou o Primeiro Encontro Memória e Direitos Humanos nos dias 25 e 26 de setembro de 2019.
    • Durante a pandemia, o IMDH criou a Rede do Direito à Saúde e à Vida! que publicou notícias sobre a pandemia nas suas redes sociais de 26 de março até 19 de junho de 2020 (colocar link para página especifica + Logo ou #redesaudevidaIMDH).
    • O IMDH, em cooperação como Curso de Museologia da UFSC realizou uma Exposição Virtual intitulada A UFSC e a Ditadura Militar: fatos e personagens, cujo lançamento ocorreu no dia 06 de julho de 2020.
    • O IMDH está participando da organização e da realização do curso Curricularização da Extensão Universitária em Direito: Debates e Experiências, promovido pela seguintes instituições: UFSC, UFMS, UFSB, UNDB, UFMA, UJF, IPDMS e IMDH. Esse curso ocorrerá na forma de encontros virtuais quinzenais de 08 de setembro a 15 de dezembro. Ver aqui a programação completa e as informações para as inscrições.
  • Da participação em eventos nacionais relacionados com Direitos Humanos. O IMDH participou da Marcha Virtual pela Ciência no dia 07 de maio de 2020 (clique aqui para ver a participação do IMDH) e da Marcha pela Vida no dia 9 de junho (clique aqui para ver a participação do IMDH), ambas organizadas pela SBPC  e da campanha Caminhadas do Silêncio organizadas pelo Movimento Vozes do Silêncio nos dias 31 de março e 01 de abril de 2020.
  • Da realização de intercâmbios e do estabelecimento de convênios nacionais e internacionais com entidades, instituições, museus e memoriais que tratam de temas similares.