GT-Educação: Apresentação Geral

 

O Instituto Memória e Direitos Humanos  entende que o fomento a uma cultura de respeito aos Direitos Humanos é fundamental para a construção de uma sociedade justa, solidária e pacífica. Para tanto, a educação é o principal caminho. Nesse sentido, o ambiente escolar se mostra como espaço propício a interação da Universidade com a comunidade externa, por meio de cursos a serem ministrados aos docentes, bem como de intervenções diretas com os estudantes.

Grupo de Trabalho em Educação (GT-Educação) do IMDH é composto por professores e professoras, estudantes de diversas áreas da UFSC e UDESC, do sistema estadual de ensino de Santa Catarina e de outras entidades de educação. Ele tem como objetivo fomentar atividades permanentes de educação em Direitos Humanos que tanto resgatem a história da violação de Direitos Humanos no Brasil, em particular durante o período ditatorial, quanto discutam a ocorrência das atuais violações de Direitos Humanos, tanto pelo Estado quanto por particulares.

As atividades do GT-Educação incluem a organização de formações em direitos humanos para professores da rede básica de ensino de Santa Catarina, e também para outras áreas profissionais. Os temas prioritários de trabalho e discussão são memória e ditadura militar, violências, racismo, gênero, infância, migrações, diversidade linguística e cultural, meio-ambiente, entre outros. Esses temas foram abordados em debates virtuais realizados durante os anos 2020 e 2021 disponíveis no Canal YouTube do IMDH.

A primeira versão do Curso de Formação Memória e Direitos Humanos (em formato virtual) foi organizada pelo IMDH e pelo LEFIS, com apoio da PROEX/UFSC, no segundo semestre de 2021. O curso foi voltado prioritariamente a professores da rede de educação básica e teve uma média de 80 participantes. Maiores informações sobre o curso se encontram aqui. Alguns dos vídeos que compõem o material de base do curso foram gravados durante as lives do IMDH e estão disponíveis no Canal YouTube do IMDH.

O Curso  de Formação em Direitos Humanos e Prevenção à Violência (em formato virtual) voltado aos membros dos Núcleos de Prevenção à Violência das Coordenadorias Regionais de Educação foi organizado pelo  IMDH e a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, com apoio da PROEX/UFSC, durante o segundo semestre de 2022, com uma média de 140 participantes. Maiores informações sobre o curso se encontram aqui

O GT-Educação também objetiva realizar oficinas, debates sobre filmes, peças de teatro e exposições sobre violações de Direitos Humanos no período da ditadura militar e no momento atual, principalmente com base no Acervo Memória e Direitos Humanos do IMDH, conforme interesse da comunidade escolar.

Informações adicionais para apoio:

    • Neste link é possível acessar um conjunto de cartilhas sobre Direitos Humanos com orientações sobre conceitos, legislação e procedimentos para combater violações a direitos humanos em diversos temas.
    • Aqui estão disponíveis informações sobre cursos na área de Direitos Humanos oferecidos por diversas organizações, estatais e não estatais.

 

Compartilhe