O Instituto Memória e Direitos Humanos da UFSC entende que o fomento a uma cultura de respeito aos Direitos Humanos é fundamental para a construção de uma sociedade justa, solidária e pacífica. Para tanto, a educação é o principal caminho. Nesse sentido, o ambiente escolar se mostra como espaço propício a interação da Universidade com a comunidade externa, por meio de cursos a serem ministrados aos docentes, bem como de intervenções diretas com os estudantes.

Grupo de Trabalho em Educação (GT-Educação) do IMDH é composto por professores e professoras, estudantes de diversas áreas da UFSC e UDESC, do sistema estadual de ensino de Santa Catarina e de outras entidades de educação. Ele tem como objetivo fomentar atividades permanentes de educação em Direitos Humanos que tanto resgatem a história da violação de Direitos Humanos no Brasil, em particular durante o período ditatorial, quanto discutam a ocorrência das atuais violações de Direitos Humanos, tanto pelo Estado quanto por particulares.

As atividades do GT-Educação incluem a organização de um Curso de Formação em Direitos Humanos voltado a professores da rede básica de ensino de Florianópolis e região. O curso seria realizado presencialmente em algumas escolas públicas, abordando temas como violência, racismo, gênero, migrações, meio-ambiente, entre outros. Com a pandemia da COVID-19, o curso foi adaptado para o formato online de modo a poder alcançar outros municípios de Santa Catarina e um público mais abrangente. Os vídeos que compõem o material de base do curso estão disponíveis no Canal YouTube do IMDH. Mais informações sobre o Curso aqui (em um futuro próximo).

O GT-Educação também objetiva realizar oficinas, debates sobre filmes, peças de teatro e exposições sobre violações de Direitos Humanos no período da ditadura militar e no momento atual, principalmente com base no Acervo Memória e Direitos Humanos do IMDH, conforme interesse da comunidade escolar.

Neste link é possível acessar um conjunto de cartilhas sobre Direitos Humanos com orientações sobre conceitos, legislação e procedimentos para combater violações a direitos humanos em diversos temas.

Aqui estão disponíveis informações sobre cursos na área de Direitos Humanos oferecidos por diversas organizações, estatais e não estatais.


 

Compartilhe