Curso de Formação em Memória e Direitos Humanos.

O Instituto Memória e Direitos Humanos está convidando professores e demais interessados para participar de um curso virtual gratuito, com atividades síncronas e assíncronas, a ser ministrado quinzenalmente no segundo semestre de 2021 por convidados especiais da academia e dos movimentos sociais.

O curso terá 7 encontros síncronos com a seguinte metodologia: na primeira hora, dois convidados farão uma exposição inicial de apresentação e problematização do tema. Na segunda hora, será aberto o debate entre todos os participantes para comentários e perguntas num processo de  interação e construção coletiva do conhecimento.

Principais temas abordados: repressão política na ditadura, violência e sociedade, gênero, movimento negro, movimentos indígenas.

Público-alvo: professores da rede básica de ensino de Santa Catarina e graduandos em licenciatura. Professores de outros estados e demais interessados serão considerados a depender do preenchimento das vagas ofertadas. Haverá lista de espera. Outros interessados serão convidados a ocupar as vagas remanescentes, então podem fazer a inscrição.

Principais Informações:

• Inscrições: 6 a 20 de julho de 2021 pelo site das inscrições

• Divulgação e contato por email com participantes selecionados: a partir de 2 de agosto de 2021

• Início do curso: 12 de agosto de 2021

• Aulas síncronas virtuais: quintas-feiras à noite entre 18:30 e 20:30 em 12 agosto, 26 agosto, 9 setembro, 23 setembro, 7 outubro, 21 outubro e 4 novembro

• Vagas: 50

• Cronograma:
      Aula 1: Introdução ao curso (12/08)
      Aula 2: Violência e repressão política durante a ditadura (26/08)
      Aula 3: Violência e sociedade brasileira (09/09)
      Aula 4: História, desenvolvimento e atualidade do movimento negro brasileiro (23/09)
      Aula 5: História, desenvolvimento e atualidade dos movimentos indígenas no Brasil (07/10)