Disciplina Direitos Humanos e Advocacy Internacional – Janeiro 2022

Em janeiro de 2022, o curso de graduação de Relações Internacionais da UFSC, em pareceria com o Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH), ofereceu uma disciplina concentrada intitulada Direitos Humanos e Advocacy Internacional, ministrada pela professora Juliana Viggiano.

A disciplina debateu as ações de advocacy internacional frente ao Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU. Como parte da Revisão Periódica Universal (RPU), que ocorre a cada 4 anos e meio, entidades da sociedade civil podem enviar ao CDH relatórios de monitoramento e avaliação acerca do status das diversas questões de direitos humanos no país.

Em grupos, os alunos selecionaram temas de seu interesse a partir da organização temática das recomendações realizadas na última Revisão Periódica Universal feitas ao Brasil disponível no site da Plataforma RPU e produziram relatórios de acordo com as especificações estabelecidas pelo Conselho de Direitos Humanos. Ao final de disciplina, alunos e professora selecionaram conjuntamente um dos relatórios para ser enviado ao Conselho. O relatório selecionado se dedicou ao tema do Combate à Pobreza.

Além disso, foram realizadas leituras de natureza conceitual sobre os direitos humanos no sistema internacional, sobre temas específicos relevantes ao debate de direitos humanos selecionados pela professora e discussões sobre as leituras em aulas síncronas.

Disponibilizamos a seguir os relatórios elaborados pelos alunos. Cada um dos relatórios indica a temática avaliada e seus autores. Esperamos que seja uma fonte útil para informações sobre o status de temas relacionados aos direitos humanos no Brasil nos últimos anos. Os relatórios podem ser acessados clicando sobre o seu título: