PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO SEGUNDO ENCONTRO MEMÓRIA E DIREITOS HUMANOS

 

Em parceria com Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC na semana do aniversário de 62 anos da UFSC

 

  • 7 e 8 dezembro 2022, 8h-20h, Centro de Cultura e Eventos da UFSC, hall do 1º andar

Exposição Brasilidades, de Bruno Barbi

Brasilidades propõe uma crítica ao Brasil institucional, majoritariamente branco e masculino, que invisibiliza, apaga e boicota suas riquezas intelectuais, artísticas e culturais. A série retrata mulheres negras de ontem e de hoje, das trincheiras de luta contra hegemônica. Personalidades de Luiza Mahin à Leci Brandão, contam a história que o Brasil virou as costas. O intuito da série é resgatar memórias, empoderar novas lideranças, valorizar o pertencimento dessas presenças na universidade. Democratizar esse conhecimento e o acesso a arte é uma ferramenta de transformação valiosa!
Artes em aquarela no tamanho A5, retratando Artistas, Professoras e Intelectuais Negras Brasileiras.

Bruno Barbi é artista plástico/ativista social. Formado em arquitetura, desde 2011 se dedica exclusivamente às artes visuais, procurando dar visibilidade à causa antirracista. A partir de 2013 de forma independente, passou a pintar rostos negros pelas ruas da cidade de Florianópolis, no trajeto que eu considerado pelo artista como ‘o caminho negro’, entre o maciço do Morro da Cruz e o centro comercial propriamente dito. Está envolvido em várias frentes integradas aos movimentos sociais organizados, como a Feira Afro Artesanal e a movimentação cultural incipiente que resgatou o centro antigo da capital catarinense a partir da arte da cultura.

  • 7 e 8 dezembro 2022, 8h-20h, Centro de Cultura e Eventos da UFSC, hall do térreo

Exposição Um Sorriso Negro, de Daisy Américo

A exposição traz a alegria de um sorriso negro! Desde a ancestralidade, nosso sorriso representa resiliência, resistência, amor, determinação e acima de tudo bondade. Por meio da estética, trago representada na pintura, a força do meu povo, que incansavelmente busca e constrói um mundo melhor, igualitário e digno para todos. E por essa consciência de igualdade, apresento um sorriso negro pra você!

  • 7 e 8 dezembro 2022, 8h-20h, Centro de Cultura e Eventos da UFSC, hall do primeiro andar

Exposição fotográfica A poética da infância na cultura Guarani, de Joana Evangelista Mongelo, Ruthe Lopes, Silvana Minduá Vidal Veríssimo e Monica Fantin

As fotos foram inicialmente expostas no hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre os dias 21 de setembro a 21 de outubro, apresentando registros fotográficos de crianças da etnia Guarani. As fotos são de duas estudantes e uma professora da UFSC: Joana Vangelista Mongelo, aluna indígena que faz doutorado em Estudos da Tradução, com participação da estudante de Pedagogia Ruthe Lopes; Silvana Minduá Vidal Veríssimo, mestranda em Educação; e Monica Fantin, professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação. A curadoria foi compartilhada por Fabíola Cirimbelli Búrigo Costa, José Douglas Alves dos Santos, Leo Nogueira Paqonawta e Telma Anita Piacentini, e contou com a contribuição, na equipe de apoio, de Ana Cláudia Mota Estevam, Harlen Cardoso Divino e Viwanou Paterne Legendre Agossou e de Caroline de Brito Meneses na edição das imagens.

  • 7 e 8 dezembro 2022, 15:50-16:10, Centro de Cultura e Eventos da UFSC, hall do primeiro andar

Slam com poetas Breno Ricardo (BLK), Paula Scalvin e Ângelo Perusso

  • 7 dezembro 2022, 17:50-18:10, Centro de Cultura e Eventos da UFSC, hall do primeiro andar

Coral da UFSC, Regente Miriam Moritz

  • 8 dezembro 2022, 19h, Igrejinha da UFSC, Rua Desembargador Vitor Lima, 117

Projeto Igrejinha Musical em parceria com Departamento de Música da UDESC

O concerto apresenta músicos experientes que exploram um repertório de música clássica e instrumental. Em sua segunda apresentação na Igrejinha da UFSC, os músicos Lucila Romano Tragtenberg, Luiz Mantovani, Maria Bernardete Castelan Póvoas realizam o espetáculo com curadoria do Prof. Luiz Mantovani (DMU-UDESC) apresentando grandes obras do repertório brasileiro e universal, nas mais diversas formações instrumentais e vocais.

Lucila Romano Tragtenberg é soprano, doutora em Processos de Criação pelo curso de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, desenvolve intensa atividade como solista em música contemporânea, câmara, ópera, eventos multimídia, tendo apresentado diversos recitais de música de câmara brasileira, um deles intitulado OVNI-Objeto Vocal Não Identificado, eleito pela crítica da Folha de São Paulo como um dos highlights da série Crowne Plaza em SP. É professora de Voz e de Canto na Graduação e Extensão da PUC-SP, no curso de Licenciatura em Música na UDESC e na Pós-Graduação na UNESP. Líder do Grupo de Pesquisa Criação, Transcriação e Voz, cadastrado no CNPq.

Luiz Mantovani é vencedor do Pro Musicis International Award (Nova York, 2001), Luiz Mantovani já se apresentou em algumas das mais importantes salas brasileiras e do exterior. Sua execução das Cinco Bagatelas de William Walton na Weill Hall/Carnegie Hall foi descrita pelo The New York Times como “poderosa, belamente delineada e praticamente impecável”. Um camerista nato, é membro do NOVA Guitar Duo e integrou o Quarteto Brasileiro de Violões por 11 anos, com quem recebeu o Grammy Latino de 2011. Luiz foi o primeiro violonista a receber um Artist Diploma do New England Conservatory of Music em Boston, tendo também obtido os títulos de Mestre em Música pela mesma instituição e de Bacharel em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2003, leciona violão e música de câmara na Universidade do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis.

Maria Bernardete Castelan Póvoas é doutora em Música pela UFRGS, com residência na Universidade de Iowa (EUA) e pós-doutoramento na Universidade de Aveiro, INET-md. Sua formação pianística passa por renomados professores no Brasil e exterior como os pianistas Dulce Machado, Clodomiro Caspari e Dirce Knijnik (Brasil), Sebastian Benda (Brasil/Suíça), Evelyne Flaow (França), René Lecuona (USA). Como professora de Piano e Música de Câmara nos Cursos de Bacharelado e Pós-Graduação em Música do Centro de Artes-UDESC, vê seus alunos destacando-se no cenário nacional com premiações e turnês. Como pianista, atua como solista e camerista, tem estreado obras de compositores no Brasil e exterior, realiza projetos com cantores como o grupo Piano Voci (2008-2013), participando de júris e curadorias de música.


 

Compartilhe