Eventos e Cursos

O Instituto Memória e Direitos Humanos da UFSC tem como objetivos promover debates e divulgar informações sobre Direitos Humanos através:

• Da organização de eventos, seminários, simpósios, exposições, realizações de vídeos e áudios cuja a temática é associada a defesa dos Direitos Humanos.

• Da participação em eventos nacionais relacionados com Direitos Humanos.

• Da realização de intercâmbios e do estabelecimento de convênios nacionais e internacionais com entidades, instituições, museus e memoriais que tratam de temas similares.

Ano 2022

• O Curso  de Formação em Direitos Humanos e Prevenção à Violência (em formato virtual) voltado aos membros dos Núcleos de Prevenção à Violência das Coordenadorias Regionais de Educação foi organizado pelo  IMDH e a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, com apoio da PROEX/UFSC, durante o segundo semestre de 2022. Maiores informações sobre o curso se encontram aqui
    • O IMDH organizou o Segundo Encontro Memória e Direitos HumanosDireitos Humanos e Democracia: Lutas e Protagonistas – nos dias 07 e 08 de dezembro de 2022.

Ano 2021

• O IMDH organizou em abril de 2021 o ciclo de debates virtuais (3) intitulado Educação em Santa Catarina em tempos de pandemia (Ver as Lives no YouTube).
    • O IMDH organizou de 12 de agosto de 20121 até 04 de novembro de 2021 o Curso de Formação em Memória e Direitos Humanos (em formato virtual) com certificado de 40h, para professores da rede de ensino básico de Santa Catarina e dos outros estados brasileiros. A programação do curso ministrado pode ser encontrada aqui. Os vídeos gravados durante as aulas do curso são disponíveis na playlist do curso no YouTube.

Ano 2020

• Durante a pandemia, o IMDH criou a Rede do Direito à Saúde e à Vida! que publicou notícias sobre a pandemia nas suas redes sociais de 26 de março até 19 de junho de 2020 (colocar link para página especifica + Logo ou #redesaudevidaIMDH).
    • O IMDH, em cooperação como Curso de Museologia da UFSC realizou uma Exposição Virtual intitulada A UFSC e a Ditadura Militar: fatos e personagens, cujo lançamento ocorreu no dia 06 de julho de 2020.
    • O IMDH colaborou na realização do curso Curricularização da Extensão Universitária em Direito: Debates e Experiências, promovido pela seguintes instituições: UFSC, UFMS, UFSB, UNDB, UFMA, UJF, IPDMS e IMDH. Esse curso ocorreu na forma de encontros virtuais quinzenais de 08 de setembro a 15 de dezembro de 2020.  Ver aqui a programação completa.
    • O IMDH participou da Marcha Virtual pela Ciência no dia 07 de maio de 2020 (clique aqui para ver a participação do IMDH) e da Marcha pela Vida no dia 9 de junho (clique aqui para ver a participação do IMDH), ambas organizadas pela SBPC.
    • O IMDH participou da campanha Caminhadas do Silêncio organizadas pelo Movimento Vozes do Silêncio nos dias 31 de março e 01 de abril de 2020.
    • O IMDH organizou, de junho a dezembro de 2020, dois ciclos de debates virtuais intitulados Conversas sobre Direitos Humanos – ciclo 1 e ciclo 2 ( Ver as Lives no YouTube) .
    • O IMDH organizou, no segundo semestre de 2020, com continuação no primeiro semestre de 2021, o ciclo de palestras e debates América Latina: pandemia, militarização e direitos humanos, com a participação de palestrantes de diversas países da América do Sul e Central (Ver as Lives no YouTube).

Ano 2019